SIMENORTE

PROJETOFOTO

ibisa

PROGRAMA DE REVITALIZAÇÃO DAS APP’S (áreas de preservação permanentes) E DAS RESERVAS LEGAIS DEGRADADAS

NA BACIA DO RIO TELES PIRES - MT.

“Pequenas e Medias Propriedades Rurais–Desenvolvimento Sustentável e Respeito ao Meio Ambiente”
PARCERIA:  SIMENORTE (Sindicato dos Madeireiros do Extremo Norte de Mato Grosso)
e IBISA ( Instituto Brasileiro de Integração Socioambiental)

O projeto tem como objetivo, recuperar as áreas de preservação ambiental nos municípios que fazem parte da região Norte do Estado de Mato Grosso e a manutenção das áreas de preservação permanente e reservas legais respeitando a Legislação Federal e Estadual vigentes.
As ações do projeto estão divididas em duas etapas.

Área de abrangência do projeto: Os trabalhos inicialmente se concentraram nas propriedades localizadas na microbacia do Rio Quatro Pontes, afluente da margem esquerda do Teles Pires, entre os municípios de Alta Floresta e Carlinda. Em 5 comunidades onde as propriedades estão situadas às margens das estradas municipais vicinais 3a. Leste, 4a. Leste, 5a. Leste e 2a. Norte. Durante o período de noventa dias compreendidos nos meses de maio a julho de 2007.

O que foi feito até agora: Reunião com os proprietários, Diagnóstico das propriedades nas comunidades pertencentes às micro bacias hidrográficas; Delimitação cadastral das propriedades que serão visitadas para trabalho inicial, de acordo com avaliação técnica; Caracterização das condições atuais das  APP´s e das Reservas Legais através de georeferenciamento e visita in loco nas áreas e; Elaboração de relatório final da etapa. Como o diagnóstico é preliminar, as 35 propriedades visitadas contemplaram uma área de 2.357,52 ha perfazendo 11,97 % da área total da sub-bacia do Rio Quatro Pontes, referente ao município de Alta Floresta.Foram encaminhadas aos órgãos competentes sugestões para algumas alterações da legislação atual, com objetivo de solucionar problemas do impasse ambiental e econômico.

Concluímos que ações urgentes devem ser efetivamente tomadas objetivando o cumprimento da legislação e ao mesmo tempo a garantia, através de programas participativos, para subsistência do homem no campo.A correção dos passivos necessita de atenção especial de forma que caracterize uma ação em parceria, onde todos os agentes terão a participação com suas obrigações claramente definidas.

mapa01

Microbacia do rio Quatro Pontes, os pontos em branco são os locais   georeferenciados nas propriedades.

 

 

mapa02

Sub-bacia do Quatro Pontes (margem esquerda); em roxo as APPs diagnosticadas.

mapa03



Reservas Legais remanescentes com cobertura
vegetal, na sub-bacia.

foto01 foto02 foto03

foto04 foto05 foto06

foto07 foto08