O Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso – CIPEM teve a iniciativa de realizar uma pesquisa em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso – Faculdade de Engenharia Florestal, o Sindicato dos Madeireiros do Extremo Norte de Mato Grosso – SIMENORTE e demais Sindicatos que fazem parte do CIPEM, com o objetivo de avaliar as propriedades energéticas dos resíduos atualmente estocados nas Indústrias Madeireiras do Estado de Mato Grosso.

A equipe executora que compõe o estudo, tem como apoiador o Dr. Aylson Costa Oliveira, Professor Adjunto da Faculdade de Engenharia Florestal – FENF/UFMT, a Dra. Bárbara Luísa Corradi Pereira, Professora Adjunta da Faculdade de Engenharia Florestal – FENF/UFMT e o Engenheiro Florestal Ricardo Pereira Soteli, mestrando de pós-graduação em Ciências Florestais e Ambientais – PPGCFA/UFMT. A metodologia para a realização da pesquisa consiste na coleta de amostras de resíduos em diferentes indústrias localizadas em diversos locais do Estado de Mato Grosso.

As amostras de resíduos coletados com o apoio dos associados aos Sindicatos serão levadas para o Laboratório de Tecnologia da Madeira da Universidade para a realização da segunda fase da pesquisa.

O experimento é dividido em duas etapas concomitantes. No município de Alta Floresta, foram escolhidas três indústrias associadas ao SIMENORTE para caracterização dos resíduos estocados. Foram coletados aproximadamente 5 Kg de amostras de resíduos na forma de cavacos, maravalhas em condição natural de estoque e acondicionadas em sacos plásticos. Nas demais localidades serão coletados na mesma proporção, seguindo as mesmas diretrizes.

No laboratório, serão retiradas amostras para determinação da umidade, densidade a granel, classificação granulométrica, análise imediata e poder calorífico superior.

Para a realização desse trabalho estão sendo coletadas amostras de resíduos de madeira das principais espécies comercializadas no Estado de Mato Grosso no ano de 2018 como cambará, cedrinho, cupiúba, tauari, ipê, Angelim-pedra entre outras.

As regiões de coleta no Estado consistem nos municípios de Alta Floresta, Sorriso, Sinop, Guarantã do Norte, Aripuanã, Juína, Juara, Nova Maringá e São José do Rio Claro.

O prazo para execução dessa pesquisa é torno de 12 a 18 meses.

O CIPEM em parceria com o SIMENORTE e demais Sindicatos, tem buscado melhorias para o setor de base florestal estudando alternativas sustentáveis, viabilizando economicamente o aproveitamento do resíduo para fins energéticos.

Conforme relato do Presidente do SIMENORTE, Ednei Blasius, a geração destes resíduos ganha uma nova dimensão que merece ser melhor compreendida quando analisados os diferentes tipos e destinos de uso destes resíduos, bem como sua geografia de origem da produção e de consumo. Em muitas regiões os resíduos de madeira são considerados um problema a ser trabalhado de forma adequada através de ações e políticas públicas eficazes, pois geralmente sua disposição ou utilização inadequada gera custos elevados. No entanto, o conhecimento do volume gerado, da qualidade e especificação dos resíduos e das possibilidades de uso deste material pode gerar uma alternativa viável de sua utilização.

As alternativas mais eficazes de utilização de resíduos são para fins energéticos ou como matéria prima em produtos de maior valor agregado.

O presente estudo vai contribuir na identificação de alternativas ao uso de resíduos de madeira para fins energéticos através da definição e análise econômico-financeira.