Ciente de que a base florestal é o primeiro elo da cadeia produtiva de madeira e móveis, a Feira Internacional de Máquinas, Matérias-Primas e Acessórios para a Indústria Moveleira (FIMMA Brasil) 2019 agregará de forma inédita o Espaço Florestal com o intuito de aproximar fabricantes e fornecedores do segmento com as indústrias de máquinas e de móveis.

No pavilhão B, junto a uma das áreas de exposições do segmento, será possível assistir a diversas palestras com experts no assunto. No dia 27, a programação prévia terá início às 15h com o professor Doádi Brena, que abordará ‘A situação atual e as perspectivas futuras do setor produtivo da base florestal’. Às 16h, os engenheiros florestais, Daniel Chies e Rafael Ferreira, do Sindimadeira/Ageflor, tratarão de ‘Plantios Florestais no Rio Grande do Sul x Aspectos Legais’ e às 17h, a Eng. Heloise Coutinho, da HLC Consultoria e Execução Ltda, falará da ‘Certificação e Utilização do Selo FSC – Rastreabilidade da matéria prima florestal’.

No dia 28, os trabalhos iniciam às 15h, com palestra do professor Dr. José Afonso Botura Portocarrero, e às 16h será a vez da Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (SEMA-MT), Mauren Lazzaretti.

O Workshop FIMMA Florestal contará com o apoio da Associação Gaúcha de Empresas Florestais (Ageflor), Sindimadeira e o patrocínio do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Matogrosso (Cipem).

O Setor Florestal contará com uma área de 1.500 metros quadrados de área, divididas entre os pavilhões B e G, onde reunirá a cadeia produtiva da madeira insumos, como matérias-primas para viveiros, plantio de mudas, colheita florestal, biomassa, transportes florestais, beneficiamento da madeira, produção de celulose, produção de chapas, painéis derivados da madeira e produção de embalagens.

A FIMMA Brasil 2019 está com inscrições abertas aos interessados. Após o preenchimento das informações no site, o visitante receberá e-mail com a confirmação do cadastro. A retirada da credencial será efetuada durante visita à FIMMA Brasil 2019. Bastará digitar o número do CPF nos terminais de impressão de credenciais que estarão localizados nos acessos dos pavilhões A e E. Por motivos de segurança, será proibida a entrada de menores de 16 anos, mesmo que acompanhados por responsáveis.

Dia 27/03/19

15h – Prof. Doádi Brena – A situação atual e as perspectivas futuras do setor produtivo da base florestal

16h – Eng. Florestal Daniel Chies e Rafael Ferreira, Sindimadeira | Ageflor – Plantios Florestais no Rio Grande do Sul x Aspectos Legais

17h – Eng. Heloise Coutinho, HLC Consultoria e Execução Ltda – Certificação e Utilização do Selo FSC – Rastreabilidade da matéria prima florestal

Dia 28/03/19

15h – Arquiteto e Professor Dr. José Afonso Botura Portocarrero – A madeira e o mundo

16h – Secretária de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso, Mauren Lazarretti – Procedimentos legais da cadeia produtiva da madeira em Mato Grosso

Fonte: Daniela Torezzan – Assessoria de Comunicação do Cipem.