O Simenorte

O SIMENORTE – Sindicato dos Madeireiros do Extremo Norte de Mato Grosso, foi fundado no município de Alta Floresta em 10/10/1997, por empresários madeireiros – pioneiros no ramo, que para cá vieram desbravar o NORTÃO deste Estado, a convite do Governo Federal.

Tal fundação aconteceu com o objetivo de solidificar a união da classe, e assim, defender especificamente os interesses do setor, além de contribuir com o social. O sindicato, hoje, estende-se aos municípios de Apiacás, Carlinda, Nova Bandeirantes, Nova Monte Verde e Paranaíta.

Com o passar dos tempos o Sindicato pôde contar com a participação pessoas importantes na Presidência, vez que cada um deu seu melhor na contribuição e crescimento da Base Florestal.

Os nomes que marcaram as gestões na Presidência foram: Jairo de Carli – triênio 1998/2001, empresário que acompanhou todo o processo de fundação na entidade, bem como trouxe grandes projetos fortalecendo cada vez mais o setor. Aloir Librelato – biênio 2001/2003, também deixou sua marca com grande participação. Isaias de Oliveira – biênio 2003/2005, participou ativamente pelo crescimento e desenvolvimento do setor. Augusto Francisco dos Passos – biênio 2005/2007, sempre buscou o melhor para o setor no que tange o desenvolvimento e crescimento do sindicato. Lindomar Elias Della Justina – teve dois mandatos 2007/2009 e 2009/2011, grande nome do setor madeireiro. Eleandro Josemar Kremer – dois mandatos também, sendo os períodos de 2011/2013 e 2013/2015, também participou ativamente em busca do melhor para a entidade. Frank Rogieri S. Almeida – 2015/2017, destacou-se pela sua participação ativa reacendendo cada vez mais a credibilidade da entidade, no sentido de que sempre pode haver uma melhora. Na atualidade o sindicato encontra-se sobre a gestão pelo segundo mandato do Sr. Ednei Blasius, pessoa dedicada que busca o melhor em função não só dos associados, mas também de toda a classe envolvida, desde 2017.

O Sindicato dos Madeireiros do Extremo Norte de Mato Grosso – SIMENORTE obedece a uma hierarquia organizacional, pois está filiado à FIEMT – Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso, que por sua vez está vinculada à CNI – Confederação Nacional da Indústria.

Atua em parceria com o Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso – CIPEM, com a união de mais sete sindicatos patronais de Base Florestal.

Atualmente a entidade conta com aproximadamente 60 (sessenta) empresas filiadas, sendo que o setor madeireiro é o mais significativo como fonte sócio-econômica da região em destaque a geração de empregos diretos e indiretos e arrecadação de impostos. Representa a 4ª economia do estado.

O SIMENORTE é incentivador da produtividade e o consumo consciente de madeira e seus produtos de forma sustentável, respeitando a legislação vigente e o meio ambiente.

Mesmo diante das dificuldades existentes na região norte mato-grossense, o setor vem adquirindo uma nova perspectiva de trabalho, pois vê com preocupação o futuro ambiental. Existe uma conscientização por parte dos empresários do ramo, que participam ativamente de seminários sobre preservação das riquezas naturais e manejos florestais. Obedecendo a rígidos controles dos órgãos, desde o licenciamento, colheita, transporte e comercialização.

 A entidade além de atingir o social como meio importante na região, também é pautada na política sustentável e ecologicamente correta.

Veja algumas fotos da nossa sede: