Vinte e três profissionais que trabalham com madeira participaram de um curso prático sobre secagem, promovido pelo Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), em parceria com os sindicatos locais, entre abril e maio, nos municípios de Alta Floresta e Sinop.

Esta foi a segunda etapa do curso, que teve aulas teóricas no final do ano passado, e abordou, durante duas semanas, técnicas de pré-secagem e secagem de madeira com foco no atendimento das demandas dos mercados consumidores no Brasil e no exterior. Nesta segunda fase aconteceu a parte prática, em estufas de indústrias da região.

Conforme explicou o professor Carlos Fleck, que ministrou as aulas nas duas etapas, os participantes puderam acompanhar todo o processo de separação da madeira, corte de amostras, pesagem e análise das características dos produtos, como a umidade relativa, cujo controle é essencial para garantir a qualidade do material. “Com as aulas teóricas e práticas os profissionais adquiriram o conhecimento necessário para conduzir todo o processo de secagem da madeira, resultando no aprimoramento do produto final”, explicou o professor.

Os treinamentos foram realizados gratuitamente pelo Cipem, através dos sindicatos locais. Em Alta Floresta foram 15 participantes, que contaram com o apoio do Sindicato dos Madeireiros do Extremo Norte de Mato Grosso (Simenorte), e a parceria da empresa Brasil Tropical Pisos, indústria que cedeu a estufa para as aulas. Em Sinop, oito profissionais participaram da etapa prática, com o apoio do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte de Mato Grosso (Sindusmad), que teve como parceiros a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que cedeu para uso o laboratório e a estufa de secagem, além das empresas GTO Madeiras e Kirsch Indústria e Comércio de Madeiras, também para as visitas práticas.

Segundo o presidente do Cipem, Rafael Mason, o treinamento de profissionais para oferecerem ao mercado consumidor produtos com melhor qualidade e acabamento também é um investimento necessário para atingir novos mercados. “O Cipem tem buscado a abertura de novos mercados, principalmente internacionais. Mas, para isso, é necessário também oferecer produtos que atendam essas exigências. Por isso, estamos apoiando os sindicatos nesse momento de modernização das indústrias”, comentou.

O município de Aripuanã, na região Noroeste de Mato Grosso, será o próximo a receber a etapa prática do curso, entre os dias 10 a 24 de junho.

Veja fotos aqui.

Fonte: Daniela Torezzan – Assessoria de Comunicação do Cipem.