O SIMENORTE é filiado a Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso – FIEMT, que completa mais um ano de atuação no Estado. Consiste na principal entidade de representação das indústrias de Mato Grosso, sediada na capital do Estado.

O Sistema FIEMT é composto pelas entidades: Serviço Social da Indústria – SESI, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI e o Instituto Euvaldo Lodi – IEL.

Tem como missão “representar a indústria, fomentar seu crescimento, fortalecer o associativismo e contribuir com o desenvolvimento sustentável do Estado de Mato Grosso”.

Suas estratégias de ação são:

  • Pleitear e adotar medidas em consonância com os interesses dos sindicatos filiados.
  • Gerir as atividades do SESI, SENAI e IEL.
  • Manter serviços que possam ser úteis aos sindicatos filiados, prestando-lhes assistência e apoio.
  • Promover ações voltadas ao desenvolvimento e a integração da indústria mato-grossense no contexto nacional e internacional.
  • Participar ativamente na formulação das políticas econômicas e sociais do Estado, da região e do País.
  • Representar, perante as autoridades administrativas e judiciárias, os interesses das categorias econômicas da indústria e dos respectivos sindicatos filiados.
  • Firmar contratos coletivos de trabalho, nos termos e condições previstos em lei, e promover a conciliação nos dissídios coletivos de trabalho, em que haja interesse da indústria.
  • Manter serviços de assistência jurídica e técnica para os sindicatos filiados, visando à orientação e a proteção da indústria.
  • Buscar a auto-sustentação do Sistema FIEMT.

O SIMENORTE como filiado a FIEMT, sempre recebeu total apoio da Federação nas atividades desenvolvidas com as Indústrias associadas através de Cursos de capacitações direcionados a todos os públicos, empresários e colaboradores do setor.

O Sistema através do SESI e SENAI desenvolve uma educação de excelência, voltada para o mundo do trabalho, ajudando a aumentar a produtividade da indústria, promovendo saúde e segurança aos trabalhadores.

Em parceria com o SESI, foram desenvolvidos Projetos para os associados do SIMENORTE executando medidas que contribuíram diretamente para o bem-estar social dos trabalhadores na indústria.

O Projeto “Saúde na Indústria Simenorte 2019”, foi prosperado com muitas ações em parceria com a FIEMT através do SESI de Sinop. Uma das maiores ações dentro do Projeto foi o trailer odontológico que atendeu há aproximadamente 300 colaboradores. Ação que só pode ser concretizada devido ao apoio dessa parceria.

O município de Alta Floresta será contemplado em breve, com uma unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI. O prédio, que encontra-se em fase de finalização, seguiu o padrão em acessibilidade e sustentabilidade. A unidade está localizada na Av. Perimetral Deputado Federal Rogério Lucio Soares da Silva.

O SENAI tem como foco central a formação profissional e tecnológica em mais de 28 áreas industriais. Neste campo, é o maior complexo da América Latina. É uma entidade permanentemente fiscalizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e o seu orçamento é ratificado pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Possui uma rede de Institutos de Tecnologia e de Inovação. É uma entidade decisiva para a construção de um futuro melhor para o trabalhador e para elevação da produtividade e da competitividade da indústria brasileira.

O Presidente do SIMENORTE, Ednei Blasius, o vice, Frank Rogieri de Souza Almeida, os membros da Diretoria do Sindicato e do setor executivo, agradecem e parabenizam a FIEMT por mais um ano de excelente atuação e colaboração com as Indústrias do Estado de Mato Grosso.