O Sindicato dos Madeireiros do Extremo Norte de Mato Grosso – SIMENORTE estendeu o Projeto Saúde na Indústria com as ações de saúde bucal e tratamentos odontológicos gratuitos em parceria com a Cirurgiã Dentista, Dra. Leila Aparecida Siqueira Rennó, aos moradores da Associação Fraterna Benedita Fernandes – “Lar de Idosos”.

O Projeto que atende aos empresários associados e aos colaboradores das indústrias de base florestal do extremo norte do Estado, também realiza ações para contribuir com entidades como o Lar de Idosos.

O Lar abriga atualmente 39 moradores, dentre homens e mulheres, sendo que aproximadamente 30% são cadeirantes.

Os pacientes passaram por uma triagem para poderem receber os atendimentos, já que muitos exigem cuidados médicos constantes devido ao estado frágil de saúde.

Durante essa avaliação, a Dra. Leila Rennó verificou que muitos moradores são edêntulos, não tem dentes, o que hoje, aos olhos da sociedade ainda é considerado normal. Entretanto, sabe-se que esta característica é reflexo da falta de prevenção e cuidado com a saúde bucal durante a infância e a vida adulta.

Como consequência dessa condição, alguns idosos apresentam dificuldade de mastigação, o que pode levar a alteração da fala, redução da autoestima e da integração social.

A falta de conhecimento sobre a necessidade de realização da higiene oral, bem como a forma de se realizar esta limpeza, são as principais causas da inadequação dos cuidados relacionados à saúde bucal entre os idosos. Diante disso, foram feitas orientações sobre a forma adequada e a importância da higiene bucal.

É importante ressaltar que ausência total ou parcial de dentes não significa que a limpeza e higienização da boca não seja mais necessária, uma vez que pode haver acúmulo de alimentos nos espaços entre a gengiva e a bochecha e também sobre a língua.

A higienização oral deve ser realizada diariamente tanto em idosos com dentição própria, quanto naqueles que possuem prótese dentária. Um profissional da saúde ou os próprios familiares, podem avaliar a habilidade motora do idoso ao desenvolver essa atividade. Quando o mesmo conseguir desenvolver estas ações de maneira eficaz, deve-se auxiliar o mínimo possível, promovendo assim a autonomia do indivíduo. Entretanto, há casos de maior dependência, esta deve ser uma atividade integrada à rotina de higiene corporal realizada pelo responsável do idoso.

Pesquisas têm demonstrado que a má condição da saúde bucal, principalmente as doenças periodontais (da gengiva e osso), pode aumentar as chances de doenças como pneumonia, cardiopatias e diabetes, bem como agrava o estado de saúde geral da pessoa idosa.

Os anos passam, mas os cuidados com a boca e os dentes devem permanecer nos hábitos preventivos diários.

De acordo com o setor executivo do Simenorte, essa foi uma ação voluntária e gratuita para levar um atendimento diferenciado aos idosos. Através de uma avaliação a Dra. Leila Rennó, verificou as condições de saúde e a necessidade das realizações dos procedimentos odontológicos. Foi relatado que muitos precisam mesmo é de um tempo para um diálogo, ser ouvinte das histórias que os moradores dali gostam de contar sobre sua trajetória de vida. Um momento acolhedor e ao mesmo tempo, levando saúde de qualidade aos pacientes.

Ações como essa servem de motivação a outras pessoas ou empresários que queiram doar algum tipo de ajuda. Para que visitem o Lar, conheçam as pessoas que moram e trabalham ali, entendam a realidade da instituição e também possam contribuir de alguma forma.

O SIMENORTE agradece a parceria da Cirurgiã Dentista, Dra. Leila Aparecida Siqueira Rennó, que se prontificou voluntariamente em ajudar nesse Projeto junto ao Lar. A assistente Poliana Cristina Fausto de Souza, ao Presidente do Lar Andrei Sid Pereira, a Coordenadora Jessica Dallagnol e a todos os funcionários que trabalham no Lar e contribuíram com o Projeto.