O Sindicato dos Madeireiros do Extremo Norte de Mato Grosso [Simenorte] realizou na quinta-feira, 13, o curso Diálogo Industrial -Como lidar com os Aspectos Legais e Humanos na Segurança do Trabalho.
O curso, que foi realizado no auditório da Escola Técnica [Seciteci] contou com a parceria da Federação das Indústrias de Mato Grosso [Fiemt] e o público alvo foi as empresas associadas no Simenorte, bem como seus colaboradores.
O curso foi ministrado pelo instrutor Clayton, o analista de assessoria Sindical, Jhonatan Richard Souza e Patrícia Martins, gerente de relações sindicais da Fiemt, que abordaram temas voltados para a importância da segurança do trabalho nas empresas em seus aspectos legais e humanos.
Durante o curso, os participantes receberam importantes informações, para as empresas aprimorar sua política de segurança e prevenção de acidentes. Já os colaboradores tiveram conhecimento da importância de seguir as regras de instrução, para evitar riscos de acidentes no ambiente de trabalho.
Foram deliberados temas como controlar os riscos que não se podem evitar ou ser eliminados, eliminar riscos, evitar risco, substituir o que for perigoso por alternativas menos perigosas e considerar evolução tecnológica do conhecimento.
Também foram repassadas ensinamentos de como prevenir riscos gerados pelo ambiente de trabalho. Dentre estes, os decorrentes da exposição a agentes químicos, físicos e biológicos, risco gerados pelas exposição à máquinas e equipamentos e carga de trabalho adequada na parte física, cognitiva e psíquica.
O curso foi mais um importante benefício proporcionado pelo Simenorte para as empresa do setor de base florestal. Tanto os empresários do setor como os colaboradores, tiveram a oportunidade de aprender sobre segurança do trabalho nas empresas e a responsabilidade de ambas as parte nas medidas de prevenção.
Conforme os instrutores, a empresa deve tratar segurança como um importante valor e educar pelo esforço o comportamento preventivo.

Fonte: Jornal Mato Grosso do Norte.